top of page

M-3 SCOUT CAR - 1/35 - ZVEZDA


1 - O Veículo

O M-3 Scout Car foi um VBTP (APC, armored personnel carrier - veículo blindado de transporte de pessoal) 4x4 de origem americana utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido pela empresa americana White Motor Company de Cleveland, Ohio, Estados Unidos em 1937 e utilizado para diversos fins como veículo de reconhecimento, ambulância, trator de artilharia, veículo de escolta, veículo de patrulha e veículo de comando.


Era baseado no semi-lagarta M3, que também desempenhou diversos papéis na guerra, principalmente como veículo anti-aéreo.


2 - O M-3 no Brasil

O M-3 foi introduzido no Exército Brasileiro como o primeiro carro blindado 4x4, tal aquisição ocorreu por meio do contrato de Lend-Lease Bill assinado entre os Estados Unidos e o Brasil em 1941 e 1942, quando foram adquiridos 90 (noventa) veículos, sendo que até novembro de 1942 apenas 51 haviam chegado ao país. Os demais foram chegando durante e após a Segunda Grande Guerra Mundial.

3 - Sobre o kit

Adquiri o kit numa promoção na Zvezda Brasil por R$68,00 (sessenta e oito reais). Não é meu primeiro kit da fabricante, uma vez que eu ja tinha montado uma Pak-36 da mesma empresa. Aliás, tenho 10 (dez) kits dessa fabricante em meu inventário.


A "box art" da caixa onde vem o kit é bonita e representa o M3 em ação com um soldado atirando em algo a sua frente, não deixando a desejar em qualidade. Outro fator que merece registro é a resistência da caixa, sendo ela literalmente fechada na parte de cima, o que gera um ponto muito positivo na hora do envio (principalmente com os correios que temos, rsrs).




Inicialmente, como já tive a oportunidades de montar um kit Zvezda, posso dizer que a qualidade do plástico é boa, sendo um plástico macio, o qual permite que lixemos sem maiores dificuldades, facilitando a funilaria deveras.


Lógico, é possível que você encontre "algumas" rebarbas de plástico nas peças, mas isso não tira qualquer predicado positivo do kit.


Ao analisar os sprues do kit "M-3 Scout Car", percebo que a qualidade acima citada não refoge a este kit.


O kit têm 171 peças, medindo após montado e finalizado, 16,2 cm de comprimento. Ele também contém três "sprues" representados por um círculo, um quadrado e um triângulo.


O sprue representado pelo círculo, traz as rodas dianteiras e traseiras, a carroceria (parte traseira), teto do para-brisa (só existe o dianteiro), bem como as portas e blindagem laterais.


O sprue representado pelo quadrado, traz outras peças diversas e menores, como volante, machado, picareta, bancos, pinos, metralhadoras e etc.



Já o sprue derradeiro representado pelo triângulo, traz outras peças menores e maiores como eixo de direção, parte dos bancos, caixa de transmissão, escapamento, chassi e etc.



Como pode ser observado o plástico vem na cor verde (olive drab), o que ressalta a visualização da putty (cinza ou branca) quando aplicada.


Os decalques que acompanham o kit dão a possibilidade de confeccionar três versões diferentes do modelo:


- 5th Guards Tank Corps, Russia, Kiev, november, 1943.

- HQ 3th Army (USA), G.S. Patton, Falaise Operation, August, 1944.

- 82nd Recon. Btn., 2nd Armored Div., Belgium, december, 1944.


A única peça de transparência é o para-brisa, que não vem anexo a qualquer sprue, estando acondicionada na "bag" do decalque.


O manual do kit é de certa forma simplório, sendo divido em 15 passos de montagem, com orientações em russo. É fato que verifica-se outra língua no manual, como o espanhol, o inglês e o alemão, mas é apenas em sua parte inicial, quando da apresentação do veículo.




É bom registrar que o manual não é confuso em suas ilustrações de montagem, dando possibilidade, ao meu singelo sentir, de iniciantes efetivarem sua montagem sem maiores problemas.


Percebi que a Zvezda preocupou-se em oferecer detalhes substanciais na parte de baixo do veículo (passo 1 a 4 da montagem), modelando de forma bem interessante os eixos de direção, caixa de transmissão etc.


Para complementar o conjunto, entendo que faltou um motor para abrilhantar o modelo. Infelizmente tal elemento não vem. O pior, é que tem um espaço razoável justamente onde o motor deveria ficar, mas o espaço não é preenchido, sendo vedado pelas peças dianteiras do veículo (veja a foto acima).


Não há necessidade efetiva de um "aftermarket set", mas caso seja da vontade do modelista o set daria uma outra robustez ao modelo. Em pesquisa em sítio de internet encontrei uma série de "sets" que vão desde decalques para outras versões, photoetch e kits de resina.


Em minha singela opinião, o kit M3 Scout Car da Zvezda, ora em vislumbre, merece respeito, haja vista todo o conjunto envolvido, acredito firmemente em diversão garantida.


Obrigado pelo tempo dispensado amigos.


Abs.


Walk Around

Ficha Técnica

Partes: 171

Sprues: 3 + 1 transparência

Fabricante: Zvezda

Código: 3519

Escala: 1/35

Manual Preto e Branco


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page